Páginas

Retriever do Labrador


Introdução
O Labrador Retriever, ou simplesmente Labrador, é originário de Newfoundland ou Terra Nova, região inóspita e fria situada na costa oriental do Canadá, onde ajudava os pescadores a puxar as redes para terra. Datava então o século XV quando a terra é descoberta por John Cabot já não existiam esquimós pescadores no local e portanto, também os cães haviam desaparecido. Não foram encontrados vestígios de cães na ocasião mas mais recentemente, e através de pesquisas arqueológicas, foram descobertos restos de um cão grande, possivelmente um ancestral do Terra Nova. Entre estes vestígios encontraram-se dois tipos de cães: um maior em aspecto muito semelhante ao Terra Nova, e um outro menor com a mesmas características que o maior mas cuja pelagem seria mais curta, escoando melhor a água. Acredita-se que este menor teria vindo da Grã-Bretanha, e seja o antepassado mais próximo dos Labradores actuais. Assim sendo, continua a ser um mistério a origem daquele cão mais pequeno.
Das costas canadenses foi introduzido em Inglaterra por volta de 1830, onde, pelo seu excelente faro, ganhou novas funções, sendo considerado um excelente cão de caça. A sua natureza é nitidamente de Retreiver: actua em parceria com o dono, esperando que o dono dispare contra a ave para em seguida a trazer com grande rapidez. Os obstáculos que lhe possam aparecer não constituem grande problema, aliás, seja em terra ou na água, é um cão que trás sempre a presa consigo. São hábeis competidores de agility e de provas de obediência.
Descrição
O Labrador é dotado de um físico forte, de tamanho médio, com forte resistência para a caça. Tem um excelente faro, bom temperamento, muito ágil, companheiro dedicado e da fácil adaptação ao meio.
O comprimento do ombro à base do rabo deve ser ligeiramente maior que a altura da cernelha ao chão. A distância do cotovelo ao chão é igual à metade da altura da cernelha ao chão. O peito deve estender-se na altura dos cotovelos. O corpo deve dar uma aparência recta, não deve parecer baixo, alto demais ou com pescoço muito fino. Quanto à cabeça, o stop deve ser largo, mas sem exageros. A testa deve estar mais pronunciada para que o stop não permaneça em linha recta com o nariz (trufa). Não deve mostrar-se o osso occipital, no mínimo que seja. Os maxilares são fortes e bem aparentados, com mordedura em tesoura perfeita.
A trufa está bem representada com narinas bem inseridas. O nariz deve ser largo e as narinas bem desenvolvidas. A trufa deve ser preta em cães pretos ou amarelos e acastanhada em chocolates. Os dentes devem ser fortes e regulares. As orelhas devem ser inseridas “penduradas” na cabeça um tanto mais baixo que a testa, ligeiramente acima da linha dos olhos. As orelhas nunca devem ser grandes ou pesadas. Os olhos devem ser de expressão amigável, dando mostras do seu bom temperamento e inteligência.
Devem ser de tamanho médio, medianamente profundos. A cor deve castanha em exemplares pretos e amarelos e nos chocolates os olhos devem ser avelã. As orlas devem ser pretas em Labradores pretos ou amarelos e chocolates em Labradores chocolate. O pescoço de ter um tamanho médio, bem inserido acima dos ombros. O corpo deve estar bem colocado, forte, não chegando a engrossar como na parte traseira dos Bulldogs. A cauda é um dos elementos mais importantes na raça: deve ser muito grossa na base, afunilando para a ponta, de comprimento médio, não deve possuir franjas, bem revestida de pêlos grossos, criando uma imagem muito arredondada que lhe valeu a alcunha de “cauda de lontra”. Deve ser portada recta, seguindo a linha superior.
Ela dá ao Labrador uma aparência de equilíbrio, aparentando uma linha imaginária, da cernelha à ponta do rabo. Os membros anteriores devem ser musculosos e bem ajustados com os posteriores. Os membros posteriores devem dar uma aparência forte, mas elegante e devem ser portados rectos. Os ombros são bem colocados a devem ter uma boa inclinação, formando com o membro superior um ângulo de aproximadamente 90 graus. As patas devem ser rectas, quando vistas de trás. As almofadas plantares são bem desenvolvidas e de coloração preferencialmente preta. O pezunho deve ser removido. A movimentação deve ser livre, não evidenciando falhas, como cotovelos “para fora”. as patas devem andar juntas, formando uma linha recta dos dois lados. Vendo de trás ou de cima, os membros de trás fazem quase uma linha recta com os da frente.
Observações
É uma raça que precisa de muito exercício já que tem grande tendência para a obesidade.
Como na maioria das raças que concentram muita atenção em si pela sua beleza, também o Labrador sofreu com a criação indiscriminada e daí surgem os muitos problemas relacionadas com cruzamentos geneticamente não recomendados. Ainda não foi encontrada uma prova científica que associe a cor do cão à sua agressividade contudo a maioria dos problemas acontece com cães de cor amarela e chocolate. De acordo com as recomendações feitas pelos especialistas, nunca se deve cruzar um cão amarelo com um chocolate, nem dois chocolates por mais de três gerações sucessivas, ou dois amarelos por mais de quatro gerações, sem introduzir um preto.
Tipo de Pêlo
A pelagem é outra das características distintivas da raça. Deve ser curta, densa, recta, devendo ser lisa a olho nu mas áspera ao toque. Macia e resistente à água, frio, calor e outras intempéries. Podem surgir alguns pêlos mais ondulados junto da parte traseira. Existem três cores mundialmente conhecidas: o amarelo, o preto e o chocolate. A variante amarela é aquela que tem captado mais admiradores apesar de ter sido a última a ser reconhecida, em 1959. a preta, a mais antiga das três cores foi reconhecida já em 1905. a cor chocolate é igualmente antiga, surgindo do cruzamento de Labradores pretos com outros cães.
A cor amarela varia desde a coloração creme claro ao vermelho raposa. Em algumas partes predomina uma coloração mais escura que a do resto do corpo. Permite-se uma pequena mancha branca no peito. Os olhos devem ser castanhos ou avelãs. A cor preta aplica-se a todo o cão, podendo no entanto admitir-se uma pequena mancha branca no peito. A pelagem deve ser brilhante para demarcar ainda mais a tonalidade. Os olhos devem ser castanhos ou avelãs. Nos exemplares de cor chocolate a tonalidade deve variar da cor fígado ao chocolate escuro. Deve ser muito brilhante e lustrosa. É permitida uma pequena mancha branca no peito.
Temperamento
Afáveis mesmo com outros cães e animais domésticos, carinhosos, amigos das crianças, dedicados, muito apegados aos donos, nada agressivos, têm grande necessidade de estar perto dos donos, não gostam de ficar sozinhos, pelo que podem facilmente destruir tudo o que estiver ao seu alcance, desde jardins inteiros às almofadas dos sofás. São muito inteligentes, daí serem utilizados como guia para cegos e como cão farejador em busca de drogas. É um cão que esbanja energia e está sempre disposto para brincar, especialmente em brincadeiras que envolvam os seus instintos de caçador. É capaz de passar horas seguidas a correr atrás de uma bola que lhe seja atirada, e devolve-a tão eficazmente como se de uma presa se tratasse. É um cão que ladra pouco e que não estranha a presença de estranhos pelo que é desaconselhado como cão de guarda.
Abraço
Tiago

21 comentários:

Anónimo disse...

Olá Tiago!
Muito obrigado por este espaço,que é acima de tudo um espaço de ensinamento. Adoro estes cães, e sempre desejei ter um. Finalmente o meu desejo está prestes a realizar-se. Reuni as condições,e muito para isso, contribuiu a minha namorada - Rita - ao qual também agradeço.
Estes preciosos cães, são acima de tudo, um amigo, companheiro e a nossa fonte de energia e inspiração, quando tudo ja parece não ter solução.
Com o contributo de todos, estes animais serão sempre respeitados e admirados.
Desde criança que oiço, que "Os animais, são nossos amgos". Nunca disso duvidei, mas mais que nunca tenho hoje essa certeza.
Obrigado por tudo.
Abraço,
Henrique

Anónimo disse...

gostaria de saberquantos anos vive em media um labrador!

Anónimo disse...

ola!
gostaria de saber se tem algum labrador bebe para oferta!
abraço

Anónimo disse...

ola!
gostaria de saber se tem algum labrador bebe para oferta!
abraço

Unknown disse...

minha labrador todo dia as 8:00 da manha cravado ela late muito como fasso pra tirar essa mainia dela?

sandra disse...

boa tarde,

Gostaria de saber se alguem sabe, de alguem qe dê caes labradores bebes. se alguem souber pf sandrasophia_91@hotmail.com

Anónimo disse...

Boas, Estou a procura de um labrador com menos de 4 meses de idade, ser alguem souber de alguem que tenha para oferta, faça o favor de me avisar.

hjcs20@hotmail.com

Cumprimentos,
Henrique Santos

Anónimo disse...

adoroo labrador esse ano peguei um cão na rua abandonado e trouxe pra casa era pequenininho ainda bem lindo.Chegando em casa com o cão meu pai disse que era labrador e era mesmo na cor preta ainda filhote foi uma alegria imensa pra mim pois adoro cachorro e sou filha única.Então eram dois o labrador que dei o nome de lost ( perdido) e o Líu vira lata ja tem dois anos.Mas pra minha tristeza meu cão morreu de parvovirose assim ficamos sabendo.Ele foi medicado e cuidamos muito dele apresentou rapido a doença em dois dias ele morreu e deixou saudade.Chorei ao ver os cães.é uma raça espetacular e dócil e foi uma perda dificil pra mim

Alguns monentos... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alguns monentos... disse...

Ajudem-me please! Tenho um cão Labrador de 21 meses, caramelo. (Apesar de possuir todas características físicas de um legítimo Labrador seu temperamento não condiz com a raça! Desde filhote ele sempre foi muito avesso a outras companias principalmente de cachorros. Comigo é sempre dócil.
Mas ultimamente ele está cada vez mais arredio, agitado, late a noite toda (momento que o deixo solto) por mais que eu tente socializá-lo, fazer carinho, dar atenção, nada está ajudando. Recentemente ele chegou a pular em um amigo, mordendo fortemente seu braço, só soltou pq o rapaz estava com uma mangueira e o molhou.
Passear com ele pelas ruas está cada vez mais difícil, se passa alguém muito próximo ele tenta pular de forma ameaçadora msmo, ataca outros cães, sai me arrastando. Tenho tbém uma labradora fêmea de 17 meses, os dois foram criados juntos desde filhotes e agora ele anda batendo muito nela sempre que fica nervoso com a presença de estranhos ou outros animais.
AJUDEM-ME, estou desesperada, amo demais meu cachorro e temo que ele possa vir a machucar alguém!

joana disse...

oi. é optimo perceber que não sou a unica a dedicar algum do meu tempo a estes maravilhosos caes.
tou a começar agora 1 blog com o intuito de partilha de informaçoes sobre os nosso queridos LAB. a minha menina é uma brincalhona e nao podia ser mais docil:) o nome dela é jackie

joana disse...

oi. é optimo perceber que não sou a unica a dedicar algum do meu tempo a estes maravilhosos caes.
tou a começar agora 1 blog com o intuito de partilha de informaçoes sobre os nosso queridos LAB. a minha menina é uma brincalhona e nao podia ser mais docil:) o nome dela é jackie

Anónimo disse...

Olá Meu nome e Francis e tenho uma labradora linda é a minha menina,alias nossa minha e do meu namorado tem 10 meses,adoro cães mas essa é diferente e muito carinhosa,prestativa,brincalhona,companheira ah e tb muito manhosa,rsrsrs,mas foi a melhor coisa que eu e o meu namorado fez é ter comprando ela.Quero parabenizar pelo seu site adorei,um grande abraço!!

Unknown disse...

Maravilhoso seu site, amamos labrador :)

andrea disse...

Bom dia, como ja li algum comentario anteriormente o meu labrador tem 6 meses e as 6 em ponto todas as manhas late muito querendo atençao todos os dias e eu gostaria de mudar esse habito nele ate por que meus vizinhos nao aguentam mais tanto barulho as 6 da matina principalmente aos fins de semana , obrigada
Andra

Anónimo disse...

Acabei de comprar um filhote de uma ninhada de nove filhote por 2oo reais

Anónimo disse...

generika cialis cialis ohne rezept
cialis acquistare comprare cialis
cialis venta cialis
generique cialis cialis generique

Anónimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis[/url] cialis online
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]generico cialis[/url] cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] venta cialis online
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]vente cialis[/url] cialis acheter belgique

Anónimo disse...

12 a 15 anos

Unknown disse...

A minha cadela labradora pariu a uns dias, reparei que um deles tem uma mancha branca no peito, ele é de cor castanho chocolate, a minha pergunta é se essa mancha desaparece com o crescimento ou vai permanecer?

Unknown disse...

O meu tem 4 meses ele tem um osso saliente na cabeça que se chama occipital,e normal com filhotes.

LinkWithin5

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...