Páginas

O Labrador dos nossos dias


Como podem ter apreciado, a primeira grande utilização do Labrador foi na pesca e caça, mas hoje em dia as suas funções são das mais diversificadas possíveis graças ao seu excelente carácter e inteligência. A maior utilização actual é como cão de companhia, pois é um animal muito afectuoso, sempre pronto a servir o seu dono e que adora crianças, conseguindo toneladas de paciência para suportar as diabruras dos mais pequenos sem nunca manifestar qualquer sinal de agressividade. Além de ser um excelente cão de estimação, o Labrador continua a ser bastante útil a sociedade moderna, continuando a cumprir suas tarefas na caça como também para assistência a deficientes visuais e não só, também são utilizados pela polícia para detectar droga ou explosivos e igualmente utilizados como cão de busca em escombros e salvamento em água. Como podem ver tarefas não faltam aos nossos amigos!

Alguns Conselhos

O Labrador é um cão que se adapta a quase todo o tipo de lugar e condições, pode perfeitamente viver num apartamento na cidade, mas não dispensa os seus passeios diários, como qualquer cão. Em casa torna-se num cão pachorrento mas no fundo está sempre pronto para a brincadeira.

A sua manutenção é muito simples, basta uma escovadela semanal e um banho de longe a longe, pois a sua pelagem dupla e impermeável ajudam-no a mantê-la limpa.

É um cão excelente para principiantes, pois tem uma capacidade de aprendizagem muito rápida e fácil. Não gosta muito de estar sozinho, por isso não se esqueça de o compensar sempre que estiver com ele. O seu maior defeito é ser bastante guloso, e por isso tem tendência a engordar, portanto tenha cuidado com a sua alimentação, não se deixe enganar com o seu olhar de piedoso e esfomeado. De preferência dê-lhe uma boa ração ”Premium” (sobretudo no primeiro ano de crescimento) e será o suficiente para que se mantenha um cão forte e saudável de pêlo lustroso.

Da mesma forma, durante o período de crescimento, não o obrigue a esforços fora do normal como subir escadas e exercício em demasia, e acima de tudo cuidado com as brincadeiras em chãos escorregadios, pois estes factores tanto como uma ração deficiente podem ser causadoras do aparecimento de doenças como a displasia da anca e outras.

25 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Tiago!
Desde já os meus parabens pelo blog.
Estou aqui porque, este natal me ofereceram um labrador. De momento estou a estudar fora, e como tal o peqeno "Tobias" vai ter d m acompanhar até Lisboa. Lá habito um apartamento. Como Estou a estudar ele vai ter de ficar algumas vezes sosinho no apartamento. Queria saber, até que ponto pode ser prejudicial para o Tobias que data 2 meses vir viver comigo para lisboa no meu apartamento e tambem que implicações isso teria para mim?

Tiago Carneiro disse...

Só será prejudicial se ele ficar sozinho muito tempo.

Se assim for ele irá fazer muitas asneiras e a culpa... é sua! Ele é cachorro.

Se tiver muito tempo para lhe dar será uma maravilha. Eles adaptam-se muito bem e o que querem é companheiros de brincadeira.

Abraço
Tiago

Anónimo disse...

ola tiago...aki e arthur...
acabei de ganha um labrado....
tenho algumas duvidas tipow...
raçao...alem dessa q vc falo
qual otra eu poderia dar....
i tbm quantos banhos por mes devo dar para ele ser um belo cachorro
obrigado...aguardo resposta...qualquer coisa me add no msn por favor...
arthuraugusto07@hotmail.com

Inês disse...

Olá!
Estive a ver o vosso blog e gostei muito uma vez que também tenho um sobre labradores!
Estava a pensar em adquirir um labrador chocolate, mas que não fosse de uma loja de animais, devido ás puppy mills... por isso gostava de saber se me podia indicar alguns criadores de confiança, embora já tenha visitado 2.
Obrigada

Tiago Soares Carneiro disse...

Olá Arthur

quanto a ração já há aí um post a falar disso mas o ideal será dar uma ração premium tipo Royal Canin, Eukanuba, Kilina, Hills...

Sempre ração seca!!!

Quanto aos banhos: o Labrador é um cão de água logo a água não lhe faz mal pois tem um pelo que é muito dificil de penetrar. Tipo castor! lol

De verão ou de inverno esteja á vontade para uns mergulhos na praia ou rio.
Banho banho de banheira é pior por causa dos shampos. Deve escolher um bom shampo próprio para o tipo de pelo para este não perder propriedades.

Banhos de mangueirada!!! à sua vontade.

Tiago Soares Carneiro disse...

Caro Bola de Pêlo

vou agora ver o seu blog. Tenho andado muito ocupado.

O melhor é pedir a lista de criadores ao CPC e ir visitar uns quantos. Ver como tratam os seus cães e falar muito, perguntar muito.

Um bom criador responde com prazer a todas as suas perguntas.

Abraço
Tiago

Inês disse...

Obrigada Tiago pelo lugar nos Cãotinhos amigos! Ainda tenho de criar uma coisa dessas lá para o blog...
Já agora o seu Blog tem um novo visual!...muito giro!

Mosaico Restaurante disse...

Tiago....aqui é o Tiago tambem....
Seguinte...Tenho 3 labradores um macho e duas femeas....Todos com peso normal...Porem estou notando que um das femeas de 1,5 anos de idade...tem perdido peso....mesmo eu lhe dando mais comida do que para os outros....detalhe...só comem ração premium....o veterinario disse que doente ela não está...o que posso fazer para q ela ganhe peso novamente?

Anónimo disse...

BOA TARDE TIAGO!Boa tarde Tiago!
MT meus parabens pelo blog. GOSTARIA DE FAZER 1 PERGUNTA!
TENHO 1 LABRADOR DE 3 MESES COM 5 KILOS E Q TEM A CAULA SEMPRE ENROLADA!!!!!! ISTO E NORMAL?


ESPERO RESPOSTA!
egomesribeiro@gmail.com

Anónimo disse...

Olá, parabéns pelo blog.
Eu tenho um labrador femea de 4 anos, moro em casa, mas estou querendo mudar para apartamento,por questões de segurança, na verdade só não me mudei ainda porcausa dela. Será que ela ira sofrer muito? Trabalho o dia todo, ela é uma cachorra dócil e até que bem calma, mas tenho receio por ela. A adaptação de um labrador acostumado em casa em um apartamento é muito difícil?
Obrigada

Tiago Soares Carneiro disse...

Peço desculpa pela falta de respostas às vossas questões. Andei distraído...
Sorry

Vou criar uma caixa de comentários em cima para não escapar nada.

Abraço.

Mas cá vai (talvez fora de tempo. lol):
- Tiago - tente colocar um fio de azeite sobre a ração...vá reduzindo até chegar ao nada! Pode ter enjoado. Está desparasitado?

- Anónimo - Cauda enrolada não é o ideal na raça mas nem todos são cães de exposição...mas são todos lindos!!!

- Erika - adaptam-se a tudo, desde que NÓS lhes demos muita atenção. Muitos passeios. Num apartamento até fica mais quentinha!!! Muitoas passeios. Sacrifique-se por ela.

Bruno disse...

Olá Tiago, gostava que me eslarecesses uma dúvida: tenho um labrador de 2 meses, aconselharam-me a dar a ração eukanuba, mas gostava de saber qual? eukanuba quê????

Anónimo disse...

Olá !
Gostava muito de ter um labrador, mas não sei onde encontrar, será que tem ninhadas e me pode dar uma ?

agradecia uma resposta, obrigado
Raquel

JoseP disse...

Boa noite Tiago, gostava tal como o Anonimo de cima de saber se por acaso costuma fazer criaçao. Tem umas cadelas muito bonitas!
É claro que o valor que venho aqui pedir seja muito mais reduzido do que num criador.
Nao custa perguntar...

Comprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde!
temos um labrador de 02 meses, estamos com as seguintes duvidas, hoje ele fica dentro de casa junto com a familia, mas estamos providenciando um canto na aréa de serviços fora da casa (externo), para que ele possa dormir e ficar de vez em quando. o que acha?, ele vai dar trabalho para se adaptar?, outra duvida é que estamos trocando a raçao de proplan super premium para pedigree equilibrio, é uma troca muito ruim?, a pedigree é quase metade do preço da proplan, e ele está comendo normalmente.

Anónimo disse...

olá thaigo queria saber se eu comprar um filhote de um criador ele vai conseguir viver em um apartamento de 45 m² e sem destruir alguma coisa de casa quando a gente ficar sozinho

@_imnotinsane disse...

Olá, gostaria de saber qual é melhor para morar em uma casa sem quintal, macho ou fêmea? a fêmea o cio faz muita sujeira ? o macho faz xixi em todo lugar? me ajudem!

Anónimo disse...

Olá. tenho pesquisado muito sobre labradores porque quero muito comprar um, mas na pesquisa, vejo alguns que são puros mas são feios, que parecem rafeiros, mas já vi alguns lindos, como a sua. Tem a ver com o tratamento que se dá, alimentação e assim, ou a cria? Obrigado. agradecia uma resposta para joao.costa_@live.com.pt

Mirna disse...

Eu tenho três labradores, e eu acho que eles são os melhores amigos do homem. são muito brincalhão e carinhoso. Eu dou Ração Eukanuba para permanecer saudável e forte.

Unknown disse...

Anonimo...
Se vc disse que alguns são feios e diferente da foto acima é porquê não são labradores, são mestiços. Miitas vezes em cruzas caseiras mesmo 2 cães puros podem gerar cães bem atipicoa não só na aparência mas no temperamento, por exemplo um labrador que pula muito, brinca de ficar mordendo ou desobediente é certamente fruto de uma criação caseira.
Se vc quer um labrador legitimo terá que desembolsar de 1300 a 3000,00, pois há canis com varios preços de acordo com idade e cor, entre outros.
Vc vai gastar dinheiro mas terá um exemplar da raça.
Se resolver pagar 500, 600 vai se decepcionar.
Lembrem se é um animal pra toda a vida.

Unknown disse...

Anonimo...
Se vc disse que alguns são feios e diferente da foto acima é porquê não são labradores, são mestiços. Miitas vezes em cruzas caseiras mesmo 2 cães puros podem gerar cães bem atipicoa não só na aparência mas no temperamento, por exemplo um labrador que pula muito, brinca de ficar mordendo ou desobediente é certamente fruto de uma criação caseira.
Se vc quer um labrador legitimo terá que desembolsar de 1300 a 3000,00, pois há canis com varios preços de acordo com idade e cor, entre outros.
Vc vai gastar dinheiro mas terá um exemplar da raça.
Se resolver pagar 500, 600 vai se decepcionar.
Lembrem se é um animal pra toda a vida.

Capitão Valter Vale disse...

Caros "Bloguistas"

Em 1ºlugar que dar os parabéns ao Tiago pelo excecional blog que aqui está, estive a acompanhar e tem discussões muito interessantes;
Em 2ºlugar e como fã de CÃES tenho de partilhar que o meu trabalho final de curso na Academia Militar foi sobre os Cães de Guerra nas Operações Militares do Séc XXI, e se já era fanático por K9 então apaixonei-me ainda mais em especial por esta raça.
Em 3ºlugar como é obvio e existindo em mimnha casa desde sempre cães, tive de adquirir uma linda menina Labrador Retriver Preto que neste momento tem 3meses, é de uma energia gigante, um faro extraordinário, uma vida apaixonante...sem dúvida que é uma paixão. Felicito assim todos aqueles que têm a possibilidade de ter um bem tão precioso como este.

Tenho de reiterar a informação do "Blog Master" o Tiago, sempre defendi que não existem espaços pequenos para Cães de Raça Grande, pois estes mesmos espaços pequenos são igualmente pequenos para Cães de Raça Pequena, o que tem de existir MAS PARA TODAS AS RAÇAS é TEMPO DOS DONOS pois tal como nós eles adaptam-se bem ao espaço, desde que tenham o tempo PARA IR AO GINÁSIO. Vivo em Lisboa e num apartamento mas TODOS OS DIAS sem excepção dou 2 grandessssss passeios com a Eva pela minha Unidade de modo a que o STRESS (QUE OS LEVA A ROER TUDO) não se apudere dela. Como é obvio os dentes crescem e esse é outro dos motivos pelos quais eles roem tudo, mas se existir sempre um bom osso de cabedal e uns bonecos de trapos é suficiente para ir satisfazendo o desejo dos dentes.

Neste momento e dada a hora, BORA LÁ PASSEAR ESTA BELDADE.

ABRAÇO

Box Lounge disse...

Boas! antes de mais como não poderia deixar de ser Blog TOP! Andei a ler pois hoje tive uma pequena troca de ideias ppr causa de eu ter uma Labradora num apartamento.. enfim. Depois li tb que falaram da alimentação, portanto deixo aqui a minha experiência que resultou em muito. Comecei por dar a royal p labrador puppy. Depois passei para a mesma gama júnior e o pelo dela sempre a cair... ate que um criador amigo recomendeu a Taste of the wild de salmão. Esta marca não faz a racao com serais e tem um monte de oleos para o pelo e vitaminas.Agora recomendo a todos!! ( n estou a ser paga pela marca... eheh). Espero q ajude :)

Box Lounge disse...

Boas! antes de mais como não poderia deixar de ser Blog TOP! Andei a ler pois hoje tive uma pequena troca de ideias ppr causa de eu ter uma Labradora num apartamento.. enfim. Depois li tb que falaram da alimentação, portanto deixo aqui a minha experiência que resultou em muito. Comecei por dar a royal p labrador puppy. Depois passei para a mesma gama júnior e o pelo dela sempre a cair... ate que um criador amigo recomendeu a Taste of the wild de salmão. Esta marca não faz a racao com serais e tem um monte de oleos para o pelo e vitaminas.Agora recomendo a todos!! ( n estou a ser paga pela marca... eheh). Espero q ajude :)

Unknown disse...

um cachorro mestiço de labrador com golden retriever tem faro?

LinkWithin5

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...